Dúvidas Frequentes

Normalmente, as informações são passadas SOMENTE para os pais, em um horário pré estabelecido e não são passadas informações por telefone.

Os plantonistas, estão para atender intercorrências e nem sempre terão tempo para atendê-los, mas se for alguma dúvida do momento, pergunte.

A Equipe estará a sua disposição para esclarecer dúvidas.

  • Para visitar o bebê, é muito importante seguir uma rotina que permita manter a limpeza e tranquilidade do ambiente;
  • Antes de entrar na UTI, é preciso retirar anéis, pulseiras, relógio, colares e brincos (algumas unidades possuem armários para o armazenamento, outras não).
  • Logo em seguida, lave as mãos;
  • É extremamente importante que a lavagem das mãos seja feita com muito cuidado, até o cotovelo e entre os dedos;
  • A sua visita é exclusive ao seu bebê. Procure ficar perto dele, atendendo as suas necessidades de companhia e atenção;
  • Ao sair da UTI, lave novamente as suas mãos;
  • Em caso de dúvidas, solicitem a ajuda da Equipe de enfermagem.
  • Nessa fase tão delicada, o bebê precisa de todo o seu carinho. E por isso que a presença de vocês na UTI Neonatal é fundamental. Cada vez que visitam o seu filho, conversam com ele ou trocam a sua roupinha, estão contribuindo para que ele se recupere mais rápido.

    Cada unidade possuem suas regras quanto à visita, algumas os pais tem acesso livre e as visitas são apenas os outros parentes que tem dia da semana e horário específico para irem e normalmente, só podem fazer a visita na presença do pai ou da mãe;

    Outras os pais também têm horário determinado.

    Para que vocês possam acompanhar o trabalho da UTI Neonatal, apresentamos alguns dos termos mais utilizados pela Equipe. Não se preocupem em saber de todos os detalhes sobre o tratamento intensivo logo na primeira visita. Aos poucos, vocês poderão tirar as suas dúvidas e conhecer melhor os procedimentos adotados no cuidado do seu bebê.

    Sonda Gástrica - tubo plástico que tem por finalidade drenar secreções ou levar leite até o estômago. Em geral, é passado pela boca ou nariz do bebê.

    Gavagem - forma de alimentação feita através de sonda. É usada quando o bebê ainda não pode sugar a mamadeira.

    Nutrição parenteral - é quando oferecemos pela veia os nutrientes que o recem nascido precisa para se desenvolver, é indicado quando o bebê vai ficar muito tempo sem leite.

    Bomba Infusora - pequena bomba elétrica que serve para administrar soro, nutrição parenteral ou leite.

    Refluxo - regurgitação de leite do estômago para a boca.

    Taquipnéia - respiração rápida.

    Apnéia - pausa temporária na respiração. É comum ser observada em recém-nascidos prematuros.

    Bradicardia - diminuição do batimento cardíaco do recém-nascido.

    Saturímetro/oxímetro - aparelho que mede a concentração de oxigênio no sangue.

    Cianose - tom azulado das extremidades e lábios, significa que a concentração de oxigênio está baixa.

    Respirador Mecânico - equipamento que ajuda o recém-nascido a respirar.

    Hood - capacete de acrílico destinado a administrar oxigênio.

    CPAP - método de administração de oxigênio sob pressão por via nasal.

    Tubo Traqueal - sonda plástica que leva o oxigênio até os pulmões do bebê.

    Icterícia - de maneira simplificada, é a cor amarelada da pele, que pode ocorrer por vários motivos.

    Fototerapia - equipamento utilizado para o tratamento da ictericia.

    Os bebês internados na UTI, recem os cuidados de uma equipe multidisciplinar diária que devem estar em harmonia para que haja o sucesso no tratamento.

    Em geral as unidades são compostas diarimente por:

    Neonatologista : Um pediatra com treinamento específico para cuidados intensivos neonatais (bebês até 28dias de vida).

    Enfermeiro : Profissional de nível superior treinado em cuidados intensivos neonatais.

    Técnico de enfermagem : Profissional de nível médio treinado em cuidados intensivos neonatais.

    Fisioterapeuta : profissional com treinamento específico no cuidado e manejo de vias aéreas usa de oxigênio, equipamentos respiratórios, posicionamento e tônus muscular do recém-nascido.

    Alguns profissionais não estão ligados diretamento com os paciente, mas fazem toda a diferença seu trabalho como os responsaveis pela realização de raioX, manutenção dos aparelhos, e também os responsavéis pela limpeza da unidade, sem eles a continuação dos trabalhos realizados com certeza não teria a mesma qualidade.

    Se o seu bebê tiver necessidade de um especialista, ele será acionado e fará o acompanhamento, de acordo com a necessidade, os mais comuns a serem acionados são:

    Fonoaudióloga: Profissional treinada no desenvolvimento de recém-nascidos e problemas alimentares e motores orais.

    Cardiologista : médico especialista nas doenças do coração.

    Nefrologista : médico especialista nas doenças renais (urina).

    Gastroenterologista : médico especialista nas doenças intestinais e nutricionais.

    Endocrinologista : médico especialista nas doenças hormonais e glandulares.

    Hematologista : médico especialista nas doenças sanguíneas.

    Oftalmologista : médicos especialista nas doenças da visão.

    Se seu bebê tem um problema cirúrgico, ele pode precisar de um cirurgião e um anestesista.

    A alimentação é muito importante para o bebê. Se seu bebê não puder ser levado ao seio ou receber alimentos através do tubo digestivo, ele receberá nutrientes pela veia.

    Primeiro, ele irá receber soro com açúcar (soro glicosado) para fornecer calorias. Entretanto, se ele não puder receber alimentos nos primeiros dias, pode ser iniciada nutrição parenteral total (NPT).

    Na nutrição parenteral, proteínas, gordura, açúcar, vitaminas e minerais são adicionados ao líquido intravenoso que ela está recebendo. Seu bebê pode receber nutrição completa e crescer só com a nutrição parenteral. Conforme seu bebê for tolerando outros alimentos, a NPT será diminuída gradativamente.

    A alimentação do seu bebê pode ser iniciada através de sonda se sua respiração estiver muita rápida ou se por alguma razão ele não puder sugar o peito ou a mamadeira. Uma sonda é introduzida pela boca ou nariz até o estômago do bebê. O leite é colocado através da sonda. Este pode ser dado continuamente através de gotas lentas, chamada infusão contínua, ou como quantidades dadas a intervalos de algumas horas, chamada gavagem. Das duas maneiras, a quantidade irá ser muito pequena no início e aumentada gradualmente. Existe frequentemente, um período de transição entre a NPT e a gavagem onde a quantidade de nutrientes da NPT lentamente diminui conforme a dieta por gavagem aumenta.

    Quase todos os bebês perdem peso nos primeiros dias de vida. Esta perda de peso pode chegar até 15% do peso de nascimento do bebê. Mais do que perda de peso, o que ocorre é perda de água porque o bebê não está mais envolto em líquidos. Quando o bebe ganha peso nos primeiros dias de vida, isto não é um ganho de peso real; é retenção de água. Conforme a condição do bebê melhora, o bebê irá perder peso. Geralmente, o bebê não recupera seu peso de nascimento até duas ou mais semanas de vida.

    O leite materno é sempre o melhor leite para o bebe. Nem sempre é fácil, principalmente quando os bebes são muito prematuros, o uso do leite materno exclusivo, mas todos os esforços serão feitos para que pelo menos uma parte da alimentação seja com leite da própria mãe. Algumas vezes será necessário o uso de outros leites artificiais próprios para prematuros. Existem muitas vantagens do leite materno sobre o leite de fórmula. Estas vantagens incluem:

    - Menos infecção

    - Menor risco para enterocolite

    - Melhor tolerância aos alimentos

    - Melhor desenvolvimento

    - Menor risco de alergia

    O leite materno precoce, colostro, é especialmente rico em anticorpos e células que ajudam no combate às infecções. Bebês muito prematuros ou fracos para sugar no peito, podem receber seu leite por uma sonda gástrica quando começar a se alimentar.

    Muito poucas mães não podem ou não devem amamentar no peito. A maioria das drogas não chega para o bebê em grandes quantidades pelo leite para impedir o aleitamento materno. Certifique-se que você deixou seu médico ciente de todos os remédios ou outras drogas que você está tomando. As seguintes mães usualmente não devem amamentar:

    - Mães recebendo quimioterápicos e/ou radioterapia para câncer

    - Mães portadoras de HIV ou AIDS

    - Mães em uso de drogas que passam em grande quantidade pelo leite materno ou são perigosas para o bebê

    Se você teve uma cirurgia ou radiação nas mamas (especialmente próxima ao mamilo), pode ser mais difícil para você produzir leite. Se somente uma mama recebeu cirurgia ou radiação, a outra deve ser apta para produzir leite suficiente para o seu bebê.

    Bebês podem se desenvolver normalmente quando alimentados só com leite de fórmula. Embora encorajado, o aleitamento materno é uma escolha pessoal, e muitas vezes o próprio stress de ter um filho prematuro, que ficará internado por longo período de tempo pode diminuir a produção do leite. Não se preocupe com isto, sempre que possível usaremos o seu leite, mas já temos leites próprios para prematuros, que até tentam imitar o leite humano para ser usado. O leite de outra mãe não é adequado para o prematuro, principalmente se o bebe desta mãe não nasceu prematuro. Na falta do seu leite vamos sempre preferir o leite artificial.

    A mama contém muitas glândulas que produzem o leite. Elas captam nutrientes e líquidos do sangue da mãe e colocam-nos dentro do leite. O leite então percorre os ductos que ajudam a estoca-lo. Os ductos estão ao lado do mamilo e cada ducto tem uma conexão com este. Quando o mamilo é estimulado pela sucção, hormônios são liberados no cérebro da mãe ajudando a enviar o leite para o mamilo. Isto é chamado "descida".

    Depois do parto, os hormônios mudam rapidamente, sinalizando para sua mama iniciar a produção de leite. Com a estimulação da sucção do bebê (ou pela ordenha da mama), as mamas irão continuar a produzir leite. Quanto mais estimulação, mais leite será produzido.

    É melhor começar tão logo após o nascimento quanto você possa. Dentro das primeiras 6 horas é melhor, mas definitivamente, deve ser feita dentro das primeiras 24 horas. Ordenha precoce é muito importante para estabelecer um suprimento de leite. Mesmo se seu bebê está muito doente, você deve ordenhar sua mama tão regularmente quanto seu bebê irá sugá-la quando estiver pronto para isso. Ordenha da mama com bomba elétrica é a melhor. Pergunte a sua enfermeira como usar e onde alugar uma quando seu bebê tiver alta hospitalar.

    Você deve ordenhar pelo menos 5 vezes ao dia e por um total de 100 minutos em um dia. Idealmente, aumente isto para 8-10 vezes ao dia por 10 minutos cada mama. Frequentes ordenhas estimulam seu corpo a manter a produção de leite. No início, você pode tirar pouco leite; até mesmo algumas gotas. Mas é importante você tirar tudo o que você pode deste leite precoce para o seu bebê. Aproximadamente no terceiro dia, suas mamas ficarão cheias. É o seu leite chegando. Neste momento seu leite irá aumentar. Com a ordenha frequente você irá produzir mais do que seu bebê poderá usar, mas não diminua a quantidade de ordenha. Isto é importante para garantir um bom suplemento precoce.

    O leite ordenhado pode ser congelado para o uso posterior. Os nutrientes do leite não são modificados pelo congelamento, mas o leite congelado não protege contra infecções. O médico de seu bebê pode querer usar leite fresco para seu filho quando ele começar a se alimentar. Leite fresco é aquele que não foi congelado, mas ele pode ser refrigerado por 24 horas. Atualmente pasteurizamos o leite que vai ser usado após 3 horas da retirada e todo aquele que for colhido em casa. Isto é importante porque a pasteurização destrói as bactérias e vírus do leite, tornando-o seguro para o bebe, e também porque permite tempo maior de estocagem (até 6 meses congelado).

    O som ruidoso é um problema por que:

    1. Ele pode lesar o ouvido do bebê e causar perda da audição

    2. O bebê se sente estressado

    O som do motor da incubadora é a um nível (55-60 decibéis) confortável para os adultos. Se o bebê tem algum equipamento respiratório (ventilação mecânica, CPAP) ele faz ainda mais barulho. Outros sons têm níveis mais altos que tornam os adultos incomodados (75-85 decibéis).

    Sons agudos ou graves podem chegar a 100-200 decibéis, lesando as células do ouvido. Sons graves ou agudos podem causar alterações fisiológicas (alta frequência cardíaca, respiração acelerada, apnéia, queda no nível de oxigênio). Eles também podem acordar o bebê e perturbar seu sono.

    O nível de som pode ser reduzido falando mais baixo, fechando as portas e portinholas da incubadora calmamente, não apoiando objetos em cima da incubadora, diminuindo os alarmes dos monitores/toque dos telefones e desligando o rádio.

    O som que parece atrair o prematuro é o som da voz humana, especialmente a da mãe. Fazer uma fita gravada com sua voz ou ler uma história para seu bebê pode ser uma maneira de acalmá-lo. Tenha em mente, entretanto que, algumas vezes qualquer som extra pode perturbar os prematuros. É importante olhar para seu bebê enquanto ele ouve a fita para ter certeza de que ele/ela está gostando do som naquele momento.

    A luz é um problema por que:

    1. O brilho da luz pode causar lesão nos olhos

    2. Luz constante pode perturbar os ritmos do corpo

    Estudos feitos com animais mostram que luz brilhante pode lesar as células dos olhos. Prematuros são maiores de idade risco para desenvolvimento de Retinopatia da prematuridade, uma alteração nos olhos que pode levar a perda de visão. Embora ainda não esteja provada, a luz nos olhos pode aumentar o seu risco.

    Níveis constantes de luz podem lentificar o desenvolvimento normal do ciclo sono-vigília. Prematuros que estão em UTIs que diminuem a luminosidade à noite avançam mais rapidamente no seu ciclo de sono-vigília. Isto significa que eles começam a gastar mais tempo durante cada período do sono no sono profundo, e menos tempo no sono leve.

    Incubadoras podem ser cobertas para bloquear a luz que estaria atingindo seu bebê. Colocar um lençol em cima da incubadora é a maneira mais fácil de fazer isso. Podem ser cobertas também, as laterais da incubadora. Com os atuais monitores de frequência cardíaca, respiratória e oxigenações disponíveis, o médico sabe como está o seu bebê mesmo com a incubadora coberta.

    Quando as luzes são diminuídas, procedimentos que necessitem de luz extra podem ser feitos com uma luz adicional ao lado do leito do seu bebê (uma lâmpada ou spot). O médico tentará ser o mais rápido que puder quando uma luz desta precisar ser usada.

    Se uma fototerapia está sendo usada, uma máscara especial irá ser colocada para cobrir os olhos do seu bebê.

    Em muitas UTIs NEONATAIS, um "tempo de silêncio" é garantido durante o dia, quando luzes são diminuídas por algumas horas e seu bebê não é perturbado, a menos que algum procedimento seja realmente necessário.

    Em algumas UTIs, as luzes são diminuídas à noite. Isto ajuda a começar um padrão de sono dia/noite e alterações hormonais e de temperatura. A luz reduzida à noite também fornece uma proteção extra da alta luminosidade necessária para as atividades durante o dia.

    O momento tão esperado da alta está se aproximando. A alegria de, finalmente, poder levar seu filho para casa e viver intensamente todos os seus momentos é única. Algumas coisas fundamentais seu filho deve ser capaz de fazer para poder ir para casa. Isso pode variar um pouco dependendo de cada UTI, mas de uma maneira geral ele deverá:

    -Ter um peso em torno de 2000 a 2200g idade gestacional maior que 34 semanas

    -Conseguir sugar toda a dieta

    -Não estar dependente de oxigênio

    -Estar respirando sem dificuldade

    -Estar há uma semana sem apnéias

    Mas é comum que, em meio a toda esta felicidade, algumas dúvidas e ansiedades apareçam. É fundamental que vocês as esclareçam e estejam totalmente seguros para ir para casa e cuidar de seu bebê. Saibam que vocês são as pessoas que melhor podem compreendê-lo e atender às suas necessidades. Por isso, tirem todas as suas dúvidas com a nossa equipe médica e de enfermagem. Estaremos prontos para melhor responder às suas perguntas, auxiliá-los nos cuidados de higiene (troca de fraldas, banho, limpeza do coto umbilical...), posicionamento, amamentação e etc. Algumas destas respostas podem estar aqui. Outras, é melhor que vocês entrem em contato com a nossa equipe ou com o pediatra do seu filho.

    Você deve ver o médico de seu bebê dentro de 2 semanas após a alta.

    O médico de seu bebê irá querer atendê-lo se você tiver qualquer dúvida.

    Evite sair de casa para ambientes fechados nos primeiros 3 meses após a alta da UTI neonatal. Quando você sair com ele, deve evitar ambientes muito cheios de pessoas onde pode haver resfriados ou outras doenças. Alguns destes lugares podem ser:

    -Igrejas

    -Escolas/creches de crianças mais velhas

    -Aniversário de crianças

    -Passeios em ambientes abertos como praias, calçadas e jardins podem ser feitos, mas prefira os horários pela manhã e evite períodos longos.

    Quando seu bebê for para casa, muitas pessoas vão querer visitá-lo. Algumas coisas você deve ter em mente:

    -Não permita que pessoas com resfriados ou gripes visitem o seu bebê

    -Seu bebê prematuro irá ser mais sensível a estímulos. Por isso muitas visitas significa muito barulho. E isso deve ser evitado

    -Você pode limitar o número de pessoas que visitem de uma vez e limitar a duração da visita

    -Não deixe as pessoas beberem líquidos quentes ou fumar segurando o bebê ao mesmo tempo

    Pessoas podem responder com surpresa ou preocupação sobre o tamanho do seu bebê. Elas podem sentir medo de segurar o bebê por receio de "quebrá-lo". Isto é uma reação comum e elas irão precisar de sua segurança de que isto não é perigoso para o bebê.

    TEMPERATURA DO AMBIENTE E COMO VESTIR O BEBÊ

    Uma baixa a média temperatura é quente o suficiente se o bebê estiver vestido adequadamente.

    Você deve vestir o seu bebê como você está vestida para o tipo de dia e uma quantidade parecida de atividade (geralmente dormindo ou quieta). A melhor maneira de saber se seu bebê está vestido adequadamente é olhando e tocando sua pele.

    Se as mãos de seu bebê estiverem frias, azul ou pálidas, você deverá colocar meias, luvas ou mais um cobertor/peça de roupa.

    Se seu bebê parece inquieto e sua pele está vermelha, tire uma peça de roupa ou um cobertor.

    Quando seu bebê estiver dormindo, acrescente um cobertor.

    Se essas coisas não fizeram diferença e seu bebê continua desconfortável, verifique sua temperatura; seu bebê pode estar doente.

    O SONO

    Os bebês prematuros podem parecer dormir por um longo período inicialmente. Eles devem acordar com certa regularidade para mamar. Na época da alta, seu bebê já terá desenvolvido uma rotina de sono.

    Seu bebê troca o dia pela noite? É melhor minimizar o estímulo durante o momento de amamentação da noite. Algumas formas de você fazer isto são:

    -Usar a luz noturna somente quando for amamentar o bebê

    -Trocar o bebê antes dele mamar

    -Falar muito pouco e muito suavemente no momento em que estiver amamentando

    -A adaptação ao ambiente da casa depois do ambiente ruidoso da UTI NEONATAL pode ser difícil para alguns bebês. Algumas sugestões para ajudar seu bebê a fazer esta transição mais facilmente são:

    -Mantenha luzes reduzidas

    -Coloque uma música suave para tocar

    O banho deverá ser dado, pelo menos 1 vez por dia e de preferência na parte da manhã.

    O rosto do seu bebê deve ser lavado todos os dias com uma água morninha. Tenha atenção com as pregas sobre suas bochechas onde o leite pode ficar coletado. A maioria dos bebês não gosta de ter seus rostos lavados e irão "reclamar". O melhor é lavar um lado da face de cada vez para não cobrir todo o rosto de uma só vez.

    Limpar as narinas com um pano suave irá geralmente ajudar a remover o excesso de secreção. Se você tem uma seringa de aspiração (perinha) certifique-se de que você empurrou o ar de dentro dela antes de inserir sua extremidade dentro da narina do bebê. Assim você não colocará nenhum ar dentro de sua narina.