Tarde de Cinema

Esta prática educativa é realizada semanalmente às sextas feiras na sala de espera da UTI Neonatal. Tem como público alvo pais, mães e familiares de recém-nascidos tanto do alojamento conjunto como dos que se encontram internados na UTI Neonatal.

O objetivo maior é aproveitar o momento em que aguardam, na sala de espera para as visitas, para convidá-los a participar do evento. Adequamos o local e procuramos deixá-lo o mais confortável possível. Utilizamos recursos audiovisuais para tornar mais interessante e mais chamativa a prática educativa.

A prática educativa propriamente dita inicia desde as 13 h quando se coloca um DVD de show de cantores conhecidos para atrair nosso público alvo. No momento da visita, as ?Doutoras do Peito? da UTI Infantil fazem o convite individual tanto na UTI como nos alojamentos conjuntos para as mães em condições de locomoção. Para as mães que não tem condições de se dirigirem a sala de espera as ?Doutoras do Peito? explicam a finalidade principal da proposta é de desenvolver atividades como elas, também, no alojamento conjunto.

Durante o período de visita a equipe organizadora providencia e prepara pipoca e refrigerante para o encerramento da tarde de cinema procurando tornar o momento, o mais descontraído possível, no sentido de possibilitar que os participantes sintam-se a vontade o suficiente para fazer suas colocações e, principalmente, sanar suas dúvidas em relação ao aleitamento materno.

A prática educativa, propriamente dita, inicia-se no momento em que o horário de visita é encerrado. A equipe organizadora auxilia os participantes a se acomodarem nas cadeiras de forma que todos tenham possibilidade de assistir o filme selecionado. Depois que todos estão acomodados dá-se uma pausa no DVD de show artístico e um membro da equipe organizadora faz abertura apresentando a programação do evento explicando sobre o filme do dia e os objetivos propostos pela equipe para a sua seleção. Em seguida, diminui-se a iluminação do ambiente dando início ao a apresentação do filme selecionado pela equipe para o dia. Enquanto roda o filme a equipe verifica se está tudo em ordem e os preparativos para o encerramento.

Se a pipoca e refrigerante já estão prontos para serem servidos e se os brindes do dia já estão em mãos para que se inicie, ao final do evento, o esperado sorteio.

O filme selecionado não deve ultrapassar a 15 minutos de duração a fim de não tornar o evento cansativo, isto é, diferente do que se propõe para esta ação.

Como proposto no projeto, a finalidade de uma prática educativa não é o de depositar o maior número de informações possíveis, como se o público alvo fosse uma conta corrente onde o facilitador fosse o depositante, muito pelo contrário, as informações devem significativas, portanto, o suficiente para não cansar e, até mesmo, se transformar em um instrumento estressante.

Nossa prática educativa deve sempre deixar um ?gostinho de quero mais?, garantindo, assim, que nosso público alvo sinta o desejo de participar de outras atividades propostas pelo projeto.

Ao terminar o filme, um membro da equipe organizadora faz uma breve síntese do conteúdo do filme destacando seus pontos principais e solicitando que os participantes exponham suas opiniões e sanem suas dúvidas. Feito isso, encerra-se o evento colocando o DVD de show artístico que passa a ser assistido paralelamente serve-serve de pipocas e refrigerantes. Faz-se, então, o sorteio dos brindes.

Vale destacar que o encerramento é o momento mais descontraído do evento. Momento este, em que os membros da equipe organizadora aproveitam para conversar informalmente com os participantes procurando minimizar dúvidas restantes ou que não foram mencionadas após a exibição do filme.

Neste momento passa-se o livro de frequência para coleta das assinaturas. Estes instrumentos serão utilizados pela equipe organizadora para a avaliação & reflexão da ação realizada e, oferecer-lhe subsídios concretos, portanto, reais para (re) planejamento das futuras ações, do projeto e só então voltar à prática para sua transformação.