Mãos de Luz

Esta ação se caracteriza por ser uma extensão de uma das atividades desenvolvidas pelo "Projeto Via Láctea" que é uma Organização não Governamental (ONG) que também atua na sensibilização e promoção do aleitamento materno. Esta parceria vem fortalecer ainda mais a proposta da UTI de oferecer uma assistência de qualidade que seja abrangente e atinja, integralmente, o binômio mãe-filho.

O objetivo maior do desenvolvimento das ações na sala de espera diz respeito ao fato de torná-la um ambiente propício para a realização de práticas educativas, bem como minimizar a ociosidade, angústia e estresse das mães que aguardam para amamentar seus filhos na UTI Neonatal. Além disso, possibilitar às mães momentos de troca de experiências de vida entre si e, que também, recebam apoio e incentivo de profissionais de saúde, especificamente das lactaristas, para o aleitamento materno. Momento este, em que, mães e profissionais de num diálogo informal possam sanar dúvidas referentes ao aleitamento materno. Além disso, este momento se torna propicio para a realização de busca ativa de mães doadoras de leite materno.

Esta ação em si baseia-se no trabalho manual, ou seja, trabalhos de artesanato. As mães terão acesso a materiais para a confecção de crochê e tecido para confecção dos chamados "fuxicos". São trabalhos manuais que, confeccionados, se transformam em colchas para o uso dos recém-nascidos da UTI neonatal e também como brindes para sorteios nas sessões semanais de praticas educativas.

Como vimos a atividade se desenvolve na sala de espera da UTI Neonatal, diariamente, e contando com o apoio e acompanhamento das "Doutoras do Peito" até mesmo para ensinar e orientar como deverão ser confeccionados os moldes para feitura das colchas. As "Doutoras do Peito" devem aproveitar o momento para desenvolver também ação educativa sobre o aleitamento materno baseando-se na experiência vivida pelas mães. Partindo da realidade de cada mãe, de experiências anteriores vividas por elas, as profissionais poderão desfazer maus desentendidos, esclarecer sobre mitos e tabus a cerca do aleitamento materno.

Desta forma, considerando o trabalho manual como uma terapia, a sala de espera se transformará em um ambiente mais calmo, tranquilo e menos ocioso.