Momento na Rede

A mais nova experiência em humanização implantada pela equipe da UTI Neonatal é o uso de "redinhas" para recém-nascidos prematuros. Não é uma ideia inovadora, ela já é utilizada em outros lugares do país, porém ainda não existia em nenhum outro centro da região. "É bastante notável como eles se sentem mais confortados e mais acalentados quando estão na rede". "Apenas tornam a internação um pouco menos dolorosa para eles, além de contribuir para o seu desempenho neuropsicomotor".

A redinha simula o útero materno, proporcionando uma reorganização tônica e comportamental do bebê prematuro, na medida em que favorece o tônus flexor próprio do recém-nascido, prejudicado pelas posturas convencionais utilizadas na UTIN.

A rede favorece ainda a estimulação do sistema vestibular, das reações de equilíbrio, de proteção e a integração sensorial, fatores prejudicados pela prematuridade do bebê.

Neste método os RNs que não se encontram em alto risco e que não necessitam de suporte de oxigênio, são colocados em redes que são dispostas dentro das incubadoras. Assim, os prematuros se posicionam da maneira mais confortável possível. A princípio a equipe de enfermagem suspeitava deste método, não acreditavam que realmente poderia trazer mais conforto aos RNs, porém após a primeira experiência ficou comprovado o sucesso deste método.